Projeto Bushido - O Caminho do Guerreiro
O projeto “Bushido – O caminho do guerreiro”, foi abraçado pelo Instituto Shelter pela importância social que o mesmo tem. Desde 1989 já estava em execução, capitaneado pelo Sr. Arnufo Barros da Silva. Àquela época, a atual Associação de Artes Marciais Bushido denominava-se Clube de Karatê Bushido.
Tem como mote principal utilizar o esporte como ferramenta de inserção social e cultural de crianças e adolescentes economicamente excluídos, favorecendo a socialização e despertando nos mesmos os princípios do Bushido que são: justiça, coragem, compaixão, honestidade, respeito, honra, dever e lealdade.
As atividades são desenvolvidas no Projeto Céu das Artes, no bairro Ilha Mirim, zona norte de Macapá e também na Av. Maranhão, bairro do Pacoval em Macapá/AP.
Seu objetivo principal é utilizar o esporte como ferramenta de inserção social e cultural de crianças e adolescentes economicamente excluídos, favorecendo a socialização, e despertando nos mesmos os princípios do Bushido que são: justiça, coragem, compaixão, honestidade, respeito, honra, dever e lealdade.
Especificamente, o projeto pretente:
-
Promover o aprendizado das artes marciais entre crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 05 e 19 anos.
-
Contribuir para o desenvolvimento físico, psicológico e social dos envolvidos no projeto de maneira saudável, mediante um programa adequado as faixas etárias.
-
Contribuir para com a formação da personalidade, construção da identidade, autoconhecimento e independência da criança e do adolescente pelos aspectos pertinentes a prática esportiva.
-
Despertar a consciência da prática esportiva como atividade necessária ao bem-estar individual e coletivo, fortalecendo a disciplina para hábitos saudáveis e distanciando-os, via de consequência, de eventos prejudiciais à saúde como o consumo de entorpecentes e álcool.
-
Reduzir a evasão escolar e o tempo de exposição das crianças, adolescentes e jovens a situações de risco (violência, drogas, trabalho infantil e etc.) propiciando assim um melhor aproveitamento do tempo disponível no contra turno escolar.
-
Oferecer práticas esportivas de qualidade com profissionais qualificados.
E é por isso, por causa da importância desse esporte para a socialização e resgate de crianças e adolescentes das garras das más influências, que o Instituto Shelter abraçou esse projeto e pede às pessoas, empresários e instituições públicas, que doem recursos para levarmos avante esse belíssimo projeto que pode parar por falta de recursos.