Projeto Bushido - O Caminho do Guerreiro

    O projeto “Bushido – O caminho do guerreiro”, foi abraçado pelo Instituto Shelter pela importância social que o mesmo tem. Desde 1989 já estava em execução, capitaneado pelo Sr. Arnufo Barros da Silva. Àquela época, a atual Associação de Artes Marciais Bushido denominava-se Clube de Karatê Bushido.

 

    Tem como mote principal utilizar o esporte como ferramenta de inserção social e cultural de crianças e adolescentes economicamente excluídos, favorecendo a socialização e despertando nos mesmos os princípios do Bushido que são: justiça, coragem, compaixão, honestidade, respeito, honra, dever e lealdade.

 

    As atividades são desenvolvidas no Projeto Céu das Artes, no bairro Ilha Mirim, zona norte de Macapá e também na Av. Maranhão, bairro do Pacoval em Macapá/AP.

 

    Seu objetivo principal é utilizar o esporte como ferramenta de inserção social e cultural de crianças e adolescentes economicamente excluídos, favorecendo a socialização, e despertando nos mesmos os princípios do Bushido que são:  justiça, coragem, compaixão, honestidade, respeito, honra, dever e lealdade.

 

    Especificamente, o projeto pretente:

  • Promover o aprendizado das artes marciais entre crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 05 e 19 anos.

  • Contribuir para o desenvolvimento físico, psicológico e social dos envolvidos no projeto de maneira saudável, mediante um programa adequado as faixas etárias.

  • Contribuir para com a formação da personalidade, construção da identidade, autoconhecimento e independência da criança e do adolescente pelos aspectos pertinentes a prática esportiva.

  • Despertar a consciência da prática esportiva como atividade necessária ao bem-estar individual e coletivo, fortalecendo a disciplina para hábitos saudáveis e distanciando-os, via de consequência, de eventos prejudiciais à saúde como o consumo de entorpecentes e álcool.

  • Reduzir a evasão escolar e o tempo de exposição das crianças, adolescentes e jovens a situações de risco (violência, drogas, trabalho infantil e etc.) propiciando assim um melhor aproveitamento do tempo disponível no contra turno escolar.

  • Oferecer práticas esportivas de qualidade com profissionais qualificados.

 

 

    E é por isso, por causa da importância desse esporte para a socialização e resgate de crianças e adolescentes das garras das más influências, que o Instituto Shelter abraçou esse projeto e pede às pessoas, empresários e instituições públicas, que doem recursos para levarmos avante esse belíssimo projeto que pode parar por falta de recursos.

 

 

Nossos Parceiros:

  • Facebook App Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ App Icon

© 2016 www.institutoshelter.org. Criado por Rosalina das Neves Bittencourt Tork, ativado por Wix.com